Tuesday 2 May 2017

Luís is discovering - and loving - Sicily!!!

Projeto SVE
Nome: Alveare - TO Bee Safe 
Entidade de acolhimento: Fondazione Mondoaltro
Local: Agrigento, Italy
Voluntário: Luís Pereira

 
Bem, é difícil saber como começar a recontar a minha experiência em Itália e do Serviço Voluntario Europeu.



Cheguei cá a Agrigento dia 4 de Outubro 2016, o principio como sempre é um bocado difícil habituar-se a uma nova cidade, cultura e habituar-se ao dia a dia da associação mas foi um processo fácil e passado 1 ou 2 semanas já estava habituado a tudo a minha volta. Conheci na minha primeira semana cá, muitos sítios interessantes como a Scala dei Turqui (A escada dos turcos), este deve ser o meu sitio preferido que conheci até hoje.


A minha experiência cá está a ser fantástica desde tudo que aprendi, pessoas que conheci e claro, conhecer a Sicília. Já tive as 2 formações do meu SVE a primeira em Nola, Napoli foi fantástico conhecer pessoas de outras nacionalidades a fazer o mesmo que eu em Itália. Eramos 60 pessoas e passamos 1 semana ao pé de Napoli a conhecer mais sobre o Serviço Voluntariado Europeu a conhecer novas culturas e a fazer novas amizades para o futuro!


Depois dessa semana de voluntariado passei um fim de semana em Catania uma das maiores cidades da Sicília para a festa de Sant’Agata com pessoas que tinha conhecido na formação em Napoli! Basicamente, nesta festa toda a cidade pára durante 3 dias para uma tradição de 1700 anos! Nunca vi tantas pessoas juntas na minha vida como vi nesta festa era simplesmente caótico.


Mais recentemente estive em Nicolosi na minha segunda formação, ao pé de Catania e do vulcão Etna! Tivemos “sorte” nessa altura porque houve uma pequena erupção do vulcão no nosso primeiro dia em Nicolosi, foi uma experiência única ver um vulcão em erupção bastante perto de nós e como era a tranquilidade das pessoas que viviam em Nicolosi e dos nossos Trainers que reagiam como se fosse uma coisa normal!

É impossível contar tudo o que vivi e experimentei estes (quase) 7 meses que estou cá, mas posso dizer que sinto-me Siciliano e sinto-me em casa cá. Faltam-me cerca de 3 meses e veremos como serão!


Luís Pereira
25/04/2017
 

No comments:

Post a Comment